Aberta hoje, 10, em Belo Horizonte (MG), a 70ª Reunião das Imprensas Oficiais do Brasil, um evento organizado pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais - ABIO. A Imprensa Oficial de Sergipe é representada pelos diretores Léo Araújo (Adm. Financeiro) e Mílton Alves (Industrial).
O presidente da ABIO, Ricardo Melo, abriu a reunião, em seguida foi executado o Hino Nacional e houve uma homenagem à cantora Gal Costa, que faleceu na última quarta-feira. As boas vindas foram dadas pelo diretor da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Rafael Correa.
Um dos destaques da reunião, será a discussão do futuro das Imprensas Oficiais nos próximos anos, diante do novo quadro político brasileiro. Outros temas que estarão na pauta durante o evento, que prossegue até amanhã, 11, será sobre a Lei 13.818/2019, que retira das Imprensas Oficiais o direito de publicação dos balanços das empresas de capital aberto e outros informes.
Outro ponto a ser discutido será a guarda documental e logística de matérias e equipamentos, momento que haverá apresentação conjunta das experiências da Bahia e de Pernambuco, além do serviço de Certificação Digital da Imprensa Oficial do Pará e o futuro das Imprensas Oficiais a caminho dos 80 anos.
O diretor Administrativo-Financeiro da Segrase, Léo Araújo, relata que assistiu uma apresentação sobre guarda documental e logística de materiais e equipamentos que já é um serviço ofertado nos estados da Bahia e Pernambuco e tem sido uma experiência muito produtiva, já rendendo vários contratos as imprensas envolvidas. “Cabe um destaque para a credibilidade que as imprensas oficiais têm como órgãos de grande confiança nos estados. Esta credibilidade credencia as imprensas oficiais, organização e na guarda documental e logística de materiais e equipamentos, colocando estas como opções reais e possíveis de serem exploradas em vários estados Brasil a fora”, destaca.
O diretor Industrial da Segrase, Mílton Alves, fez uma avaliação do primeiro dia de evento “Tivemos debates significativos: a publicação de propagandas nas edições dos diários oficiais mereceu a manhã do primeiro dia da reunião, houve a convergência para que os diários oficiais não percam a grande parcela de arrecadação, vinda exatamente das publicações dos balanços anuais das empresas”.
A expectativa dos dirigentes das Imprensas Oficiais é para a agenda do último dia do evento, sexta-feira, com a aprovação do novo estatuto da ABIO.