A Segrase se “vestiu” de rosa nesta sexta-feira, dia 8. Todos os servidores receberam das ouvidoras da Empresa, Nadjane dos Santos e Ayne Noemi Alves Santana um laço na cor rosa, símbolo da campanha ‘Outubro Rosa’.
A campanha é anual e foi criada na década de 1990, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para a chefe de Gabinete e ouvidora da Segrase, Nadjane dos Santos, os laços rosas que simbolizam, mundialmente, a luta contra o câncer de mama estimula a participação da população para a causa e também lembra que as mulheres devem se cuidar”.
A secretária do diretor Administrativo Financeiro e ouvidora substituta, Ayne Noemi Alves Santana explicou que ações como esta despertam o interesse das mulheres e também dos homens para a prevenção. “A campanha dentro da Empresa tem como objetivo conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”.
Outra ação realizada que chama a atenção dos servidores da Segrase para a prevenção do câncer de mama, foi da Assessoria de Comunicação. Em seu Informe mensal destacou o ‘Outubro Rosa’.
“Tratamos mensalmente sobre assuntos relacionados à saúde, mas este mês, o Informe nº 104 destaca exclusivamente o ‘Outubro Rosa’, contando um pouco de sua criação e explicando como realizar o autoexame. Além de distribuirmos o Informe em versão impressa nos cinco murais da Empresa, enviamos via e-mail”, explica a jornalista, Cândida Oliveira.
História
O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra o câncer de mama. O ‘Outubro Rosa’ começou como um movimento iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.
Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações.
Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes. Hoje o ‘Outubro Rosa’ é realizado em vários lugares do mundo.